quarta-feira, 14 de maio de 2008

Turismo

A cidade oferece como atrações turísticas o Cristo Crucificado da Serra do Periperi, de Mário Cravo, executada entre os anos de 1980 e 1983, medindo 15 mt de altura e 12 mt de largura, Reserva Florestal do Poço Escuro, Parque da Serra do Periperi, além de enventos como a Micareta, aqui chamada de Miconquista e o Festival de Inverno da Bahia, evento de inverno oficial da Rede Bahia afiliada da Rede Globo de Televisão na Bahia.
O Museu da História Política, Casa de Régis Pacheco, contem um acêrvo de quadros com todos os políticos que governaram a cidade desde a sua emancipação, além de mostrar a arquitetura da metade do século XX, muito bem preservada.
A cidade possui vários monumentos onde se destacam, o Monumento ao Índio, o Monumento da Bíblia Sagrada, o Monumento às Águas, o Monumento aos Mortos e Desaparecidos Políticos da Bahia no período do regime militar instalado em 1964, localizado no Jardim das Borboleta e o Monumento a Jaci Flores.
Este último monumento, além da vida da homenageada, a primeira mulher comerciante legalmente estabelecida em Vitória da Conquista, descendente do casal fundador do Arraial da Conquista, Josefa e João Gonçalves da Costa, relata também a ligação histórica entre Vitória da Conquista, na Bahia e Chaves em Trás os Montes, com trabalhos em faiança portuguêsa, representando o brasão de cada uma destas duas cidades. Faz parte ainda deste conjunto, mais de vinte árvores de Pau Brasil plantados em 10 de fevereiro de 2004, data da inauguração, representando os índios (moradores primitivos), os colonos, os que aqui hoje vivem, estando estas árvores aguardando os futuros habitantes de Vitória da Conquista (foto).
A cidade tem mostrado uma grande vocação para o turismo de negócios, devido ao contínuo crescimento econômico que tem experimentado. Possui rodoviária, com linhas diárias para todas as cidades da região e principais cidades do país, além de um aeroporto para aeronaves de médio porte com voos diários pelas empresas OceanAir e Passaredo para diversas cidades brasileiras.

Nenhum comentário: